sexta-feira, 30 de abril de 2010

Por um mundo melhor... !!!


Uma pesquisa recém-realizada pela ONG Projeto Tamar em praias de cinco Estados brasileiros –Ceará, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina– revelam um triste cenário: de cada 10 tartarugas marinhas mortas, quatro morreram porque ingeriram lixo, especialmente sacos plásticos jogados na areia.

Segundo a ONG, dentro de uma única tartaruga verde, encontrada no litoral capixaba, foi encontrado todo tipo deste material, desde pedaço de canudo até tampa de garrafa PET.

As tartarugas confundem plástico com algas, seu real alimento. Depois de ingerido, o material plástico não é digerido pelo estômago do animal, o que impede a alimentação normal. Com isso, elas não conseguem mais mergulhar e passam a ter dificuldade para respirar. As que não conseguem tratamento urgente morrem.

Essa triste estatística poderia ser facilmente revertida com pequenos gestos e ações dos banhistas, como o recolhimento de todo o lixo descartado na areia, por exemplo. Simples assim.

Parece exagero, mas esse caso ilustra bem como atitudes individuais podem fazer grande diferença e influenciar drasticamente os impactos ambientais danosos ao planeta. Muitas vezes, ao ouvirmos notícias de grandes desastres ambientais, temos um sentimento de impotência e a sensação de que nada pode ser feito. Mas, tenha certeza: as simples escolhas do nosso dia a dia são capazes de mudar o futuro das próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário