terça-feira, 8 de setembro de 2009

Significado da Aliança


A aliança não surgiu do nada. Os egípcios ofereciam um anel à mulher que amavam e esta, usava-o no dedo anular da mão esquerda, pois se acreditava que neste dedo havia o vaso sangüíneo com a ligação mais direta ao coração. Então, o dedo anular esquerdo tornou-se, o dedo que se usa a aliança de casamento, vinculando o símbolo do matrimônio diretamente no coração dos noivos.
Uma aliança também pode simbolizar a eternidade, já que é um círculo e não tem fim. Assim, o seu uso em cerimônias significa que duas pessoas estão unidas para sempre.




Faraós: um símbolo da promessa!



A idéia de que círculo é uma forma geométrica que não tem começo nem fim foi a inspiração perfeita dos Faraós do Antigo Egito, que há cerca de 5 mil anos, queriam criar um símbolo de eternidade: O objeto seria usado para demonstrar uma promessa pública de honrar o contrato de casamento. De lá para cá, nos modernos anos 2000, o sinal da aliança estabelecida pelos noivos nunca perdeu seu significado de unidade perfeita, assim como o Sol, a Terra, o Universo. A tradição, no entanto, só se firmou com os romanos, que usavam alianças de ferro, tendo o ouro como matéria prima só na Idade Média, quando também foram introduzidas pedras preciosas, especialmente o rubi e a safira, mas com preferência para o diamante. Elas passaram a ser usadas antes do casamento com a instituição do período de noivado pelo Papa Inocente III, no século 13.


Nenhum comentário:

Postar um comentário